ALEXANDRE COXO

 "Publicidade, estigmas profissionais ou ideais românticos são chavões que caracterizam a sociedade contemporânea. O crescimento acontece na ausência de um espaço de "pessoal", uma recusa ao silêncio. No entanto, esta dimensão psicótica opõe-se ao desenvolvimento de actividades de lazer.

 

 Um ciclo vicioso convida à criação de um mundo paralelo. Um jeito gradual leva à perda de contacto com a realidade. Aí surge o tiro como lazer, desenvolvido em espaços para a sua prática. Uma natureza idealizada é construída para momentos sem expectativa. A relação entre fotografia e pintura é importante na medida em que permite  criar um código que faz do atirador o alvo, e do alvo o atirador. Com isto em mente, debruço-me sobre o valor do conhecimento, realidade ou consciência real. A observação participativa gera a pergunta: o que vemos? ou o que vimos? O valor ontológico ou axiológica de uma mensagem, um momento ou uma memória é sempre posta em causa.

 

Para promover um fenómeno meditativo é necessário estabelecer "uma instância dupla em relação ao espectador, impondo um atraso entre o momento em que se vê e se precebe, um processo que implica uma temporalidade implícita" (Marcel Maeyer, 1978). Portanto, promover o pensamento implica dividir o observador, sujeita-lo a planos diferentes e atuais, permitir o diálogo ente a dimensão psicótica e a dimensão sensorial. "Assim como o corpo de um paciente, que sofre, está em perigo de desaparecer em favor das suas múltiplas representações visual, a humanidade e seu futuro vai correr o risco de se perder nas suas Imagens?"

 

Martin Joly, 2008

 Alexandre Coxo, natural de São Mamede de Infesta no ano 1987, Licenciado em Artes Plásticas pela Universidade do Porto, ramo Pintura, em 2015.

Realizou o Curso de Práticas Profissionais para Criativos, o Workshop de Banda Desenhada e o workshop Introdução à Ilustração Digital: Photoshop, organizados pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

'Comp I' 2014 oil and lacquer on canvas  60x 90cm

'Comp II' 2014 oil and lacquer on canvas 80x120 cm

'Comp III' 2014 oil and lacquer on canvas 80x120 cm

'Specigs' 2014 oil and lacquer on canvas 60x90 cm

OBRAS

Para mais informações sobre estas obras por favor contacte-nos através do seguinte e-mail: portugalnow2015@gmail.com

© BORDERLAND 2016

Mara Alves PortugArt Founder

Tel: +44 (0) 7425089060

E-mail: portugalnow2015@gmail.com

SOCIAL MEDIA

Com o apoio da Embaixada Portuguesa