GUSTAVO FERNANDES

"Assim que inicío um trabalho, vivo para o mesmo, parando apenas quando alcanço a perfeição e tentando sempre que o mesmo seja o mais realista possível. Deste modo, e enquanto artista, gosto de criar obras que envolvam a vida quotidiana, as suas rotinas, o essencial da sua jornada.

Desenho e pinto desde que me recordo e, por isso, sinto-me ligado à arte desde criança. Ao longo dos anos, estudei em várias escolas, tanto em Portugal, como no Canadá. Sempre foi para mim um prazer poder representar de formal hiper realista a natureza e o ser humano, especialmente o corpo feminino. Gosto de captar momentos e deixar que a minha imaginação crie um mundo para além dos mesmos.

Falar do meu trabalho assemelha-se a uma introspeção do que sou, uma vez que procuro mostrar-me verdadeiramente, expondo o que sou em cada pintura. Além disso, procuro também que todos os meus trabalhos tenham em si uma componente espiritual e emocional.

No que diz respeito às técnicas, aos temas e aos detalhes por mim desenvolvidos é de salientar que há sempre em mim a necessidade de pesquisar e procurar saber sempre mais relativamente aos temas, ideias e conceitos que procuro expor através da técnica aperfeiçoada ao longo dos anos.

A meu ver, o meu trabalho requer contemplação, sendo que um dos meus objetivos é conseguir que o observador desenvolva um sentimento e uma opinião para com o quadro que observa. Através deste método, eu comunico, colocando todo o realismo em casa pincelada, em cada cor, em cada traço.

Portanto, há sempre muito de mim em cada um dos meus quadros, visto que a minha arte é fortemente influenciada pelas emoções que guardo dentro de mim e que, através de cada trabalho, vou passando para o mundo."

 

Gustavo Fernandes

Tem um percurso académico e profissional desenvolvido no Canadá e em Portugal. Experiência profissional adquirida ao longo de 25 anos, em grande parte dedicados à Pintura que o levaram a expôr e desenvolver contactos em vários países.

 

Autodidacta, criativo e arrojado, na sua obra destacam-­se pormenores, objectos, paisagens que lhe dão um real toque surrealista e hiper-realista.

 

Gustavo Fernandes procura incessantemente a liberdade que o artista deseja e pratica-­o de forma sistemática. Para isso, age através de tintas, pincéis, bronzes e flashes, movendo-­se com enorme destreza na pintura e no desenho como na escultura e na fotografia. A sua paleta de cores é variada, em matizes e gamas que utiliza com técnica rigorosa e traço forte e firme.

OBRAS

Morning trip 2014 Oil on lilen 80x200cm

The First Dive 2014 oil on canvas, 100x150cm

Woman in a boat 2014 oil on canvas, 75x100cm

Para mais informações sobre estas obras por favor contacte-nos através do seguinte e-mail: portugalnow2015@gmail.com

© BORDERLAND 2016

Mara Alves PortugArt Founder

Tel: +44 (0) 7425089060

E-mail: portugalnow2015@gmail.com

SOCIAL MEDIA

Com o apoio da Embaixada Portuguesa