JOSÉ SOARES

"Os trabalhos que decidi reunir para esta proposta revelam assim elementos concretos do que me parece ser neste momento mais relevante mostrar no âmbito genérico do trabalho que desenvolvo. Estes estão assentes nas  técnicas particulares de desenho e pintura, que por sua vez revelam uma intenção estética própria e contextos  sensíveis a domínios próprios da comunicação. "

 

José Soares

José Soares nasceu no Porto e vive actualmente na mesma cidade. Desde muito novo que se dedicava ao desenho e à pintura, contudo, durante mais de 30 anos experimentou variadas áreas profissionais e actividades dispersas. Após este longo período de experiencia de vida em diversos e prosaicos meios decidiu realizar a Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e assim devotar a sua vida aos meios artísticos.

 

 O seu trabalho resulta de operações simultâneas no interior de modos múltiplos de vivência da Cultura. Estes modos são individuais, familiares, sociais, regionais, nacionais, globais ou simplesmente humanos e como qualquer lugar que todos verdadeiramente habitam, são sempre modos de confronto entre o eu e o outro pela impossibilidade de vivência do último enquanto primeiro.

 

Na Arte, enquanto sistema que se engendra como um invólucro de expectativas; notoriamente sistémicas e revestidas ainda de valor e de elevação na sua relação com o senso comum; este confronto não se revela de modo claro, contribuindo assim para a construção de Cultura em dimensões heterogéneas.

 

A intenção que dá suporte à elaboração das imagens expressas pelas matérias sobre tela, explora a diversidade destas dimensões a partir do pressuposto de que múltiplos níveis de significado da imagem comunicam mensagens que apenas se concretizam no meio cultural particular de cada espectador e não na intenção explícita do autor. Este último apenas participa no sistema enquanto elemento agregador da proposta, expressa em narrativas subtis e apenas implícitas pela força icónica das referências visuais e a sua relação com as palavras dos títulos.

 

A noção clara do perspectivismo da experiência, dos sentidos e da consequente construção da individualidade e de como estes elementos participam na caracterização da cultura são a temática basilar que contribui para o desenvolvimento de ideias que revelam como obras de arte.

OBRAS

"Composition with model and circle pantomine" 2015 charcoal and oil on canvas 150x188cm

"Objects for an ideal home #1" 2015 charcoal and oil on canvas 150x120cm

"Objects for an ideal home #2" 2015 charcoal and oil on canvas 150x120cm

 "2516, Composition with model, black and object" 2014 charcoal and oil on canvas 150x188cm

 "Nude Descending" 2013 charcoal and oil on canvas 150x120cm

 "On perspective and innocence" 2016 charcoal oil and gold leaf on canvas 150x150cm

Para mais informações sobre estas obras por favor contacte-nos através do seguinte e-mail: portugalnow2015@gmail.com

© BORDERLAND 2016

Mara Alves PortugArt Founder

Tel: +44 (0) 7425089060

E-mail: portugalnow2015@gmail.com

SOCIAL MEDIA

Com o apoio da Embaixada Portuguesa