EN | PT

MARCOS RIZOLLI

Marcos Rizolli (Campinas/São Paulo – Brasil, 1959)

 

Professor Universitário; Pesquisador em Artes; Crítico de Arte; Curador Independente; Artista Visual.

Docente-Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo – Brasil).

 

Licenciado em Educação Artística com Habilitação Plena em Artes Plásticas (1980), pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Mestre  (1993) e Doutor (1999) em Comunicação e Semiótica: Artes, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Pós-Doutor em Artes (2012), pelo Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

 

Pesquisador-Visitante no Dipartimento Delle Arti Visive, na Università Degli Studi di Bologna – Itália; Professor-Visitante na Universidad de Las Américas, em Puebla – México; Professor-Visitante no Istituto Brasile-Italia (IBRIT), em Milano – Itália; Professor-Visitante na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto – Portugal.

Crítico de Arte com atuação permanente – tendo publicado cerca de 600 artigos em jornais, revistas, catálogos, anais de congresso e livros – no Brasil e no Exterior; Colaborador em diversos meios de comunicação, atuando como Editor de Arte e Cultura; Vem, continuamente, apresentando e coordenando Palestras, Conferências, Cursos e Oficinas – em Universidades, Museus de Arte e Espaços Culturais.

 

Curador Independente – já organizou cerca de 80 Exposições, Salões de Arte e Eventos Culturais – no Brasil e no Exterior. Vem desenvolvendo, também, diversos Projetos de Arte – no meio Acadêmico e Cultural.

Artista Visual – conta com 08 Exposições Individuais já realizadas e mais de 80 Participações Coletivas – no Brasil e no Exterior. Atua no campo expressivo da Reprografia Contemporânea.

 

Membro: da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP); da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (CRIABRASILIS); da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA); da Associação Profissional de Artistas Plásticos – São Paulo (APAP); da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

 

“Uma sessão de júri intensa, contudo harmoniosa. Os debates se deram diante de um conjunto autoral de 100 artistas, sabidamente representativo da arte e cultura portuguesas. Os trabalhos de seleção foram pautados pelos mais emergentes valores da expressão visual contemporânea: entre a imagem e o conceito; entre as materialidades e os signos; entre a criatividade e a inovação – na linguagem. Compreendidos os universos artísticos, críticos e curatoriais, os membros do júri estiveram comprometidos com a configuração de um inequívoco painel da arte atual portuguesa que, através do Projeto Portugal Now, deverá ser apresentado ao mundo. Ganham os artistas, pela visibilidade a ser propiciada às suas artisticidades; ganha o sistema da arte contemporânea, na sua missão de estabelecer comunicações sensíveis aos sujeitos contemporâneos”.

Marcos Rizolli

© BORDERLAND 2016

Mara Alves PortugArt Founder

Tel: +44 (0) 7425089060

E-mail: portugalnow2015@gmail.com

SOCIAL MEDIA

Com o apoio da Embaixada Portuguesa