Moirai – Uma xilogravura sobre as encarnações do destino vestidas de robes brancos – as irmãs Morai. Elas controlavam o fio mãe da vida de cada mortal, desde o nascimento até à morte. Choto fiava o fio da vida, Lachesis media o fio da vida dada a cada pessoa e a Atropos cabia do dever de cortar esse mesmo fio da vida. Nesta gravura as três irmãs parecem figuras um pouco sombrias mas ao inocentes ao mesmo tempo, esperando assim transmitirem de uma maneira simples o paradoxos da vida e da morte.

 

Psychiatry Series – Uma série de pinturas a óleo que visam retratar/representar a história da psiquiatria bem como algumas das realidades correntes desta “pseudo-ciência”. A história da psiqueatria relata”tratamentos” horriveis e barbáricos como o uso de eletrochoques, comas de insulina e lobotomias. Hoje em dia um dos maiores aspetos negativos da psiqueatria é o excesso de drogas psicotrópicas prescritas, muitas vezes a crianças tão jovens como 2 anos, drogas estas utilizadas para curarem ou controlarem aspectos de uma “doença” que não tem diagnóstico concreto (5 psiquiatras darão 5 diagnósticos diferentes do mesmo problema).  A psiqueatria não é uma ciência e os seus “tratamentos” são dados crédito porque é vista como tal.

TBD – Este desenho em grande escala é baseado em fotografias de família antigas todas tiradas em Portugal durante os anos 60 e 70. Tem um total de 90 imagens que mostram um pouco da vida dia-a-dia e pessoal tanto no campo como na cidade de pessoas reais que viveram por essa altura neste lugar.

 

The tell-tale heart – Uma xilogravura baseada tanto em aspectos tanto emocionais como místicos, a ideia de duas pessoas juntas intimamente mas cada uma no seu próprio mundo, tal como não poderia deixar de ser, pois ultimamente, estamos todos sozinhos no mundo.

 

Joana Santos

 

O meu interesse nas artes começou quando tinha 13 anos, esse interesse nasceu de uma paixão pela música e de um desejo de representar através de imagens as bandas e músicos de quem gostava tanto bem como aquilo que as suas músicas representavam para mim. Após essa faísca inicial, começei a explorar diferentes temas e a desenvolver tanto a minha técnica como as minhas ideias, também ganhei uma curiosidade pela história das artes e pelas maneiras como outros artistas ao longo dos tempos representavam o seu mundo, os seus pensamentos, emoções, paixões e ideias. Em 2010 entrei para a Escola Secundária Astística António Arroio, uma escola secundária expecializada nas artes onde completei o curso de cerâmica em 2013 (foi aí que descubri este material que tanto gostei de explorar).

 

Durante esses 3 anos participei em 3 exposições colectivas (no Museu Nacional do Azulejo, no Museu Nacional de Arte Contemporânea e no Palácio das Galveias), também ilustrei um livro para crianças que foi publicado em 2013 por uma editora Australiana.

 

Depois do Secundário continuei a desenvolver o meu trabalho pessoal, principalmente nas àreas da pintura, desenho e gravura com temas focados maioritariamente em pessoas, cultura, literatura e história. O meu trabalho artístico sempre se relacionou mais com o mundo e a minha observação dele do que com eu mesma e os meus sentimentos ou agitações emocionais. Em 2013 começei o primeiro ano do curso de Escultura na Faculdade de Belas Artes Universidade de Lisboa mas após 1 ano decidi mudar para o curso de Desenho e Pintura no Ar.Co (entrei directamente para o 2º ano através de uma entrevista com portefólio). Em 2014 o meu painel de azulejos sobre Lisboa esteve numa exposição retrospectiva sobre a Cerâmica na António Arroio e em 2015 tive uma exposição individual no Atelier Bombarda, participei também numa exposição colectiva “A Poética do Visual” no Museu da Cidade de Aveiro. Ao longo de 2014 e 2015 colaborei com o poeta Gerry Brennan para criar um livro de poesia ilustrada que consiste em 37 poemas e 40 desenhos baseados nestes mesmos poemas, o livro foi publicado em Outubro de 2015 por uma pequena editora em Nova Iorque e uma versão traduzida vai também ser publicada em Portugal brevemente.

OBRAS

'Moirai' Woodcut. 2014. 35cmx65cm

'TDB' Pen and watercolour on paper. 2014 119x84cm

'The tell-tale heart' Woodcut. 2014. 59cmx42cm

'Psychiatry Series' Oil on Canvas. 2016. 52cmx110cm

MARIANA SANTOS

For more information about this artworks please contact us to: portugalnow2015@gmail.com

© BORDERLAND 2016

Mara Alves PortugArt Founder

Tel: +44 (0) 7425089060

E-mail: portugalnow2015@gmail.com

SOCIAL MEDIA

Com o apoio da Embaixada Portuguesa