RITA MELO

"Os trabalhos apresentados abordam questões em torno de uma perspectiva sobre a actual posição humana e respectiva sociedade globalizada. De forma sucinta, as obras, reflectem uma consciência e semiconsciência social associada a determinados acontecimentos que temos vindo a assistir e a intrigar ao longo dos últimos anos.

Esta série de trabalhos paralelamente relacionados com a anterior, realizada entre 2009 e 2011, evidenciam-se não só pelos indícios de uma nova temática abordada, como também pela expressividade das novas personagens. Estas, foram substituídas por figuras humanas com a intenção de as representar em estado de alerta/ tragédia. Simultaneamente foram articuladas com paisagens naturais que despertam para uma inteligência provocativa no sentido da necessidade de uma emergente observação; metaforicamente criticada, pela inércia formada, na incapacidade de resolução de qualidade e quantidade global, de compreensão, da condição humana, no mundo e na sociedade.

A expressividade pictural nasce numa simbiose, com o rigor icónico da imagem estereotipada, que comunica o nosso lugar no presente. A complexa influência da vida no ser humano é nos dada através da interpretação simbólica das imagens representadas que despertam para um novo olhar perante a vida, que circunda o ser humano.

As referências representadas, são uma pequena selecção da panóplia de informação ” intermitente” que a vida e a sociedade tem vindo a coabitar, pondo em questão o que é realmente natural e real, passível e «não plausível»."

 

Rita Melo

Rita Melo nasceu no dia 29 de maio de 1982.

 

É Graduada em Artes Plásticas - Pintura, Coimbra Faculdade de Belas Artes, Pós-Graduada, Belas Artes - Pintura, Lisboa e concluiu  Mestrado em Artes Visuais na Universidade de Évora.

 

Está representada em colecções públicas e privadas, como: Câmara Municipal de Penafiel; Câmara Municipal Garbagnate Milanese-Milan; Museu do Vinho Bairrada; Jornal do Porto; Espaço T, Ministério da Cultura da Rússia Federação. Colecção privada de Vladimir Putin. Deutch Bank.

 

Tem exposições nacionais e internacionais em Museus e Galerias de arte Contemporanea. Entre outros Projectos, destaca-se a artista que representa a marca "From Portugal TO YOU". Projeto "a imagem da Rússia", artista convidado pelo Ministério da Federação Russa. Artista que representa Portugal no projeto Sentieri dell'arte em Milão. Projeto de Intercâmbio entre Coimbra e Aix-Provence.

 

A sua pintura, assume-se pela ironia patente na concepção pictórica e conceptual. Maioritariamente em grandes proporções, o seu processo criativo nasce a partir da fotografia. As suas figuras, antagónicas, onde o acaso é convidado a participar, suportam humor e ironia.

OBRAS

'I need a life' 2010 mixed media on canvas 200x160cm

'Open your mind' 2014 mixed media on canvas 200x160cm

'Make the transition' 2014 oil on canvas 160x100cm

'No comments I' 2014 mixed media on canvas 80x120cm

Para mais informações sobre estas obras por favor contacte-nos através do seguinte e-mail: portugalnow2015@gmail.com

© BORDERLAND 2016

Mara Alves PortugArt Founder

Tel: +44 (0) 7425089060

E-mail: portugalnow2015@gmail.com

SOCIAL MEDIA

Com o apoio da Embaixada Portuguesa